Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dia de Hoje

Dia de Hoje

29
Mar22

Dia de hoje 39

Zé Onofre

 

                39

 

 022/03/28

 

Exitei bastante escrever o texto que se segue.

Eu explico.

A semana passada visitou a Europa um   americano. Vocês sabem de quem falo. E se agora têm dúvidas elas depressa se dissiparão.

A minha dúvida não está em falar sobre o tal senhor que de visita veio à Europa.

Dizem que veio da América, mais precisamente dos USA, na inglesa língua, ou dos EUAN, na língua portuguesa, ou EUA como é mais comum.

A minha dúvida é saber a que título é que o Americano veio visitar a Europa.

É de supor que tenha vindo como O Presidente dos EUA que veio em visita à Europa, visitar países soberanos de igual para igual em que se encontra com outros chefes de Estado, ou de governo, a ele iguais.

Na verdade, é que o Sr. Biden – já sabem de quem falo – não falou de igual para igual com os Chefes de Estado, ou de Governo, com quem se encontrou. Falou como se estivesse acima deles uns bastos degraus.

Esta atitude não é de quem trata os outros como iguais, mas de um senhor que vê os outros como seus subordinados, de confiança, porém subordinados.

Chego, então, à conclusão que foi o Imperador do Ocidente, que veio pessoalmente visitar as suas províncias, porque não acreditava que um Cônsul com poderes especiais, seria capaz de exprimir claramente qual a posição do Império sobre o momento atual. Lá do alto das escadarias do Senado, um resquício dos tempos em que havia uma certa democracia, chamou a atenção para os seus fiéis Governadores de Províncias que não estavam a ser  suficientemente duros com os Bárbaros que tentam abrir uma brecha nas defesas do Império. Tendes que tomar decisões firmes, porque se eles conseguem uma brecha é o fim do Império.

Neste momento mudou de tom. E por artes mágicas começou a falar como o Diretor Geral de uma Agência de transações.

Que tem ao dispor dos fiéis amigos da Europa, milhões e milhões de m3 gás para os seus queridos amigos. Têm que compreender que ao preço do mercado que nas atuais circunstâncias são desvantajosas para quem compra. E para agravar ainda mais o preço há que ter em conta que ele terá de atravessar o Atlântico em navios que, também eles consomem combustíveis ao preço do mercado. É certo que serão mais umas toneladitas de gases com efeito de estufa. Eu sei que vós, meus fiéis amigos, não apreciais muito esta situação, mas é o que tendes. Ou quereis continuar a depender do gás dos Bárbaros? Nem tudo é mal, contudo, para amigos arranja-se sempre um precinho mais favorável.

A seguir mudou de tela, de público e apresentou-se perante eles com um lenço vermelho ao pescoço, casaca com uma estrela de seis pontas ao peito e aberta que deixava ver nos coldres dois seis balas negros e bem untados, na coronha marcas bem fundas gravadas a canivete que contavam os xerifes que ele havia destituído por discordâncias várias. Parecia mesmo que estávamos no longínquo Oeste onde o xerife encostado ao balcão com um copo de uísque na mão perorava para vaqueiros, desesperados, prostitutas e aventureiros.

“Por amor de Deus este homem não pode continuar no poder”. – (Biden, sobre Putin)

Há aqui perto um xerife perigoso que tem de ser tirado do Xerifado. Temos que achar um modo de o depor, sem dar nas vistas. Tenho andado a cogitar, com os meus adjuntos qual a melhor maneira de o fazer.

Há um método que tem dado bons resultados. Ainda não refleti bem sobre ele. Em todo o caso, os caçadores de prémios podem ir oleando os colts, afinando a pontaria que em breve talvez ganhem um milhão de dólares trazendo-mo vivo ou morto.

Então o cidadão que visitou a Europa era o quê, afinal.

O Presidente dos EUA?

O Imperador do Ocidente?

O Diretor Geral de uma agência de transações?

Um Xerife do Longinquo Oeste?

Zé Onofre

 

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub